Futebol e Cerveja: uma partida de marcas
Já falamos sobre o futebol ser o esporte favorito dos brasileiros em uma pesquisa realizada em parceria da Sport Track com a Snapcart, e agora decidimos unir esta preferência a outra paixão nacional, a cerveja. É impossível levantar a bandeira para impedir a linha de passe entre futebol e cerveja, e nosso estudo mostrou que estas paixões andam juntas.
A pesquisa realizada pela Snapcart através de seu aplicativo, analisou a “fidelidade” das torcidas dos clubes em relação às marcas de cerveja. Neste estudo foi possível mapear quais marcas são Top 3 na escolha dos fãs de futebol, e qual é a predominância de determinadas marcas por região. Agora chegou a hora de descobrir quais marcas conquistam os três pontos na preferência do torcedor brasileiro.
CONFIRA A TABELA
Três marcas da bebida fermentada são titulares no coração do torcedor. Quem conquista o primeiro lugar é a cerveja Brahma, atingindo o Top 3 de 13 das 14 torcidas analisadas, e se fazendo presente em 20,2% das compras de cervejas destes fãs (em média). A Skol assume a vice-liderança, sendo a escolha de 12 torcidas (20,0% das compras) e a lanterninha deste top 3 é a Itaipava, aparecendo no ranking de 11 times (14,4% das compras). Este é o resultado geral, mas o campeonato completo contou com resultados positivos para diversos competidores. Nas principais torcidas paulistas (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) a Skol é a marca predominante, enquanto os cariocas do Fluminense, Flamengo e Vasco optam primeiramente pela Brahma.
Apesar destas serem as três marcas de destaque em nossa pesquisa, a Antarctica também aparece e está presente no Top 3 de duas torcidas do Rio de Janeiro.
Os números da tabela acima referem-se à porcentagem de compras de cerveja que cada marca aparece por torcida. Por exemplo, a Brahma está em 28% das compras dos torcedores do Galo, ou seja, três em cada dez vezes. Também é possível notar que a Itaipava é a marca dominante na torcida do Vitória, com 31,7% da escolha de compra.
Conforme os resultados da nossa pesquisa, as torcidas onde as marcas em destaque (Top 3) possuem maior porcentagem de compras apresentam maior concentração de pessoas de classes mais baixas, por exemplo, Atlético Mineiro, Corinthians e Vitória, enquanto as torcidas do Grêmio, Palmeiras e São Paulo, que são 25% concentradas em classes mais altas, consomem menos as marcas Top 3 da pesquisa. Com base nesses dados, podemos deduzir que torcidas com maior poder aquisitivo tendem a comprar um leque maior de marcas (também podendo optar por importadas e artesanais), enquanto as com menor poder aquisitivo se centralizam em marcas mais tradicionais.
O mercado de cerveja constantemente liga a imagem de seu produto ao futebol ao criar campanhas publicitárias, investindo pesado em mídias tradicionais, como TV e revistas e também internet. Descobrindo a preferência do seu consumidor-alvo é possível continuar na primeira posição ou brigar para desbancar a concorrência. A parceria entre Snapcart e Sport Track combina extensa fonte de dados (geolocalização, histórico de compras, perfil, etc.) com ampla experiência no marketing esportivo, para fornecer consultoria e insights únicos para as marcas, e assim permitir que as empresas tenham a chance de marcar um golaço antes mesmo do jogo começar.
Por Carol Kurmann | Link para a matéria original no site da Snapcart: https://snapcartbrasil.com/futebol-e-cerveja-marcas/
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Caso tenha um comentário anterior aprovado, os próximos irão aparecer normalmente.
O Esporte em Ano de Copa: 3 a cada 5 Brasileiros acreditam no Hexa
Entre os dias 15 e 22 de março de 2018, a Snapcart realizou [...]
Leia maisMuito além da rivalidade Estaduais x Regionais. Uma questão de sobrevivência para os clubes do Nordeste!
Em 2001, quando voltei ao Brasil depois de 3 anos estudando gestão e [...]
Leia maisAcabou a Copa 2014, ainda há muito por fazer. Hora de mão na massa!
Este não é um texto de reclamação, não é político, muito menos destinado [...]
Leia maisHeineken, muito além da criatividade!
Não é de hoje que as campanhas da Heineken relacionadas à ativação de [...]
Leia maisNão ter saída é a oportunidade!
Faltam 23 dias! Não parece. O que ouvimos aos quatro ventos, é que [...]
Leia mais