O Esporte em Ano de Copa: 3 a cada 5 Brasileiros acreditam no Hexa
Entre os dias 15 e 22 de março de 2018, a Snapcart realizou através de seu aplicativo uma pesquisa pioneira sobre o esporte no país, falando com mais de 10 mil pessoas em todos os estados.
O estudo foi realizado em parceria com a Sport Track e buscou não só desenhar o perfil do esporte no país, como também oferecer novas possibilidades de análises sobre o tema, por exemplo, cruzar dados de compra de produtos no varejo físico (captados pelo app da Snapcart) com informações da pesquisa sobre modalidades esportivas.
O futebol é o esporte favorito entre os entrevistados. Vôlei ocupa a 2º posição.
No “País do Futebol”, 51% das pessoas afirmaram que esse é seu esporte preferido, em seguida aparecem o Vôlei (39%), Natação (35%) e Lutas (27%), sendo que essa última fica a frente de outras modalidades bem estabelecidas como Basquete e Automobilismo, com apenas 16% dos entrevistados afirmando que gostam das mesmas.
Cerca de 10% das pessoas dizem que não gostam de nenhum esporte, e modalidades mais associadas a prática esportiva aparecem no Top 10 com algum destaque: Corrida/ Caminhada (4%), Academia/ Ginástica/ Musculação (3%) e Ciclismo (1%).
Em média, cada entrevistado citou 2 modalidades esportivas preferidas.
Corrida de Rua e Caminhada encabeçam a lista de atividades físicas preferidas
Na análise atividades físicas, 1/3 dos entrevistados respondeu que pratica Corrida de Rua/ Caminhada. Em seguida aparece o Futebol, com cerca de 26% dos entrevistados, similar aos quase 25% que afirmaram não praticar esportes.
No Top 5 ainda entraram Academia/ Ginástica/ Musculação (22%), Natação (15%) e Futsal (15%), sendo que o “2º esporte do brasileiro”, o Vôlei, aparece na 7ª posição com cerca de 13%. As Lutas, apesar de 27% na preferência dos Brasileiros, apresentam somente 2% de praticantes.
Em média, cada entrevistado afirmou praticar 2 modalidades esportivas.
Coca-Cola aparece entre as marcas esportivas na cabeça dos torcedores.
Quase 60% das pessoas lembram da marca NIKE quando pensam em esporte e ADIDAS vem na sequência com 40% dos respondentes. Foram mais de 80 marcas citadas espontaneamente pelos entrevistados, principalmente de empresas de material esportivo.
É interessante notar que, dentro das 10 marcas mais lembradas, somente uma marca que não “veste” os atletas aparece: Coca-Cola. A fabricante de Bebidas consegue entrar no ranking que é amplamente dominado pelo material esportivo. Já o Banco Caixa aparece em 12º lugar, a 1ª instituição financeira a aparecer no ranking.
Perfil mais jovem é o que mais acredita que a seleção brasileira traga o Hexa pra casa
O otimismo em relação ao resultado da seleção Brasileira na Copa da Rússia atinge quase 60% dos entrevistados. Ou seja, 3 a cada 5 respondentes acreditam que o Brasil volta com a taça.
O % de Homens que acredita na vitória é um pouco maior que o de Mulheres: 61% x 57%. As classes sociais mais altas também são mais positivas que as mais baixas, sendo que as classes A e B chegam a quase 70% dos respondentes acreditando no título da seleção canarinho.
Completando o “perfil do otimista” vemos que os mais jovens, até 25 anos, são os que possuem maiores índices de confiança no time de Tite (66%).
Entre as regiões, Norte e Nordeste são as mais confiantes, onde, respectivamente há 74% e 62% das pessoas acreditando no Hexa.
Algumas questões que podem ser respondidas com esse formato de estudo:
- Qual é a cerveja mais consumida pela torcida do Corinthians?
- Quem consome mais refrigerantes, pessoas que gostam de Futebol ou de Basquete?
- Qual é a marca de carnes preferida pelos mais otimistas em relação à Copa do Mundo?
- O praticante de qual esporte consome mais produtos Diet/ Light?
Sobre a Pesquisa
Foram entrevistadas mais de 10.800 pessoas (de 8 a 84 anos, ambos os sexos e todas as classes sociais), no período entre 15 e 22 de março desse ano, em todos os estados do Brasil. O estudo foi aplicado através do app Snapcart (disponível para Android e IOS) em parceria com a Sport Track, contemplando 5 perguntas (abertas e fechadas) sobre o Esporte, Torcidas, Marcas e Sentimento sobre a Copa do Mundo de 2018.
Sobre a Snapcart
A Snapcart oferece dados e insights de consumidores offline em tempo real. Através de seu aplicativo de cashback, a Snapcart recebe milhares de cupons fiscais diariamente de consumidores de todo o Brasil, que aliado a pesquisas com os mesmos no aplicativo permite a empresa oferecer insights do varejo físico e consumidores com agilidade e granularidade.
Sobre a Sport Track
Empresa pioneira em inteligência, pesquisa e consultoria aplicadas à gestão, marketing esportivo e patrocínios. São 12 anos de mercado, período em que atendeu a mais de 50 clientes diferentes, entre clubes, veículos de mídia, entidades esportivas, clubes, agências de publicidade e patrocinadores. Hoje a Sport Track é detentora da maior e mais completa base de dados sobre esportes, marcas, patrocinadores e consumidores esportivos.
Snapcart e Sport Track
Snapcart e Sport Track se unem para mapear as relações de preferência, prática, lembrança de marca, hábitos de mídia em relação a esportes no Brasil. Três diferenciais tornam essa parceria especial: união de expertise e experiência em esportes com tecnologia e agilidade, tracking contínuo e evolutivo, e o cruzamento de todos os dados com hábitos reais de consumo. O objetivo é alimentar a cadeia produtiva do esporte com informações atuais, contínuas sobre o funil de compra, ou seja, desde o conhecimento, prática e preferência esportiva, passando por lembrança das marcas nesse mercado, e chegando até o impacto no consumo real das pessoas.
Por Jorge Monteiro | Link para a matéria original no site da Snapcart: https://snapcartbrasil.com/o-esporte-em-ano-de-copa-3-cada-5-brasileiros-acreditam-no-hexa/
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Caso tenha um comentário anterior aprovado, os próximos irão aparecer normalmente.
Futebol e Cerveja: uma partida de marcas
Já falamos sobre o futebol ser o esporte favorito dos brasileiros em uma [...]
Leia maisMuito além da rivalidade Estaduais x Regionais. Uma questão de sobrevivência para os clubes do Nordeste!
Em 2001, quando voltei ao Brasil depois de 3 anos estudando gestão e [...]
Leia maisAcabou a Copa 2014, ainda há muito por fazer. Hora de mão na massa!
Este não é um texto de reclamação, não é político, muito menos destinado [...]
Leia maisHeineken, muito além da criatividade!
Não é de hoje que as campanhas da Heineken relacionadas à ativação de [...]
Leia maisNão ter saída é a oportunidade!
Faltam 23 dias! Não parece. O que ouvimos aos quatro ventos, é que [...]
Leia mais